Após uma hospitalização por insuficiência cardíaca (IC), terá alta se já não necessitar de um elevado nível de cuidados médicos.1

Receber alta do hospital pode não significar que está totalmente recuperado. A sua IC terá ainda de ser gerida com muito cuidado assim que sair do hospital. Após a alta, é importante marcar consultas de acompanhamento com o seu profissional de saúde para verificar o seu progresso e ajustar o seu plano de tratamento, conforme necessário.

Deve seguir sempre de forma cuidadosa as orientações do seu profissional de saúde, incluindo continuar a tomar quaisquer medicamentos que lhe sejam receitados depois de deixar o hospital. Não deixe de tomar um medicamento, mesmo que se sinta bem, a menos que tal tenha sido discutido com o seu profissional de saúde.

As informações devem ser partilhadas pela sua equipa de cuidados de saúde hospitalares com o seu profissional de saúde externo

  • A sua equipa de cuidados de saúde hospitalares deve comunicar com o médico que o segue sobre as suas necessidades após a alta. Antes de deixar o hospital, pergunte ao profissional de saúde hospitalar quando é que este entrará em contacto com médico que o segue para o informar sobre o evento de agravamento da IC e sobre o tratamento que recebeu. Com esta informação, médico que o segue poderá assegurar a atualização do seu tratamento, se necessário.

Marcação de consultas de acompanhamento com o seu profissional de saúde

  • Após a alta hospitalar, é também importante marcar e ir a consultas regulares de acompanhamento com o seu profissional de saúde para monitorizar o seu plano de tratamento e ajudar a garantir que a sua IC não progride ainda mais.
  • Os doentes com consultas de acompanhamento com o seu profissional de saúde, após terem sido hospitalizados por um evento de agravamento, tendem a melhorar e têm menor probabilidade de ser novamente hospitalizados.2
  • Durante as consultas de acompanhamento com o seu profissional de saúde, informe-o de quaisquer alterações nos seus sintomas ou na sua capacidade de executar tarefas diárias normais e exponha todas as dúvidas que queira esclarecer quanto ao seu plano de gestão da IC.

Os amigos e familiares podem ser uma fonte de apoio após a sua alta do hospital, por exemplo, para o levar às consultas de acompanhamento e ajudar a monitorizar os sintomas.

Saiba mais

Para mais informações sobre
a gestão diária da IC,
consulte a secção
“Gerir a insuficiência cardíaca”.

Lista de referências: