Após um diagnóstico de insuficiência cardíaca (IC), o seu profissional de saúde irá discutir consigo como gerir a sua IC. Isto pode incluir opções de tratamento, bem como alterações que pode fazer ao seu estilo de vida e os serviços de apoio que tem ao seu dispor para o ajudar a controlar os seus sintomas.

Tratamentos para a IC

Existem diversos tipos de medicamentos utilizados atualmente no tratamento da IC e das doenças associadas, com avanços significativos.

O seu profissional de saúde irá recomendar os medicamentos adequados para si e realizar exames regulares para monitorizar a sua doença. Estes exames podem incluir análises ao sangue e a monitorização da tensão arterial. Pode também solicitar-lhe que controle o seu peso, uma vez que a alteração do peso é o sinal mais precoce de que existe um problema ao nível do equilíbrio hídrico. A existência de líquidos na sua corrente sanguínea dificulta o bom funcionamento do coração.1

Existem diferentes tipos de medicação para tratar a IC, que podem atuar de diferentes formas.1-4 Para mais informações, consulte a secção “Apoio adicional e glossário”.

Saiba mais

Lembrar a toma da sua medicação

É possível que lhe seja receitado mais do que um medicamento para a IC e que tenha de os tomar a diferentes horas do dia. É importante tomar os medicamentos exatamente como indicado pelo seu profissional de saúde, incluindo quaisquer alterações de dosagem que sejam recomendadas, para que os medicamentos possam funcionar corretamente, controlar a doença e ajudá-lo a continuar a fazer as coisas de que gosta.

No início do seu tratamento, o seu profissional de saúde poderá ajustar gradualmente a dose da medicação que está a tomar. Isto é normal e representa um passo importante para garantir que o seu organismo se habitua ao novo medicamento que está a tomar, para que possa obter o máximo partido do seu tratamento.

medicamento

Pode ser uma boa ideia informar familiares e amigos acerca dos medicamentos que tem de tomar e das horas a que tem de os tomar, para que estes o possam ajudar e o lembrem de o fazer.

relógio-de-parede

Pode também optar por integrar a toma dos medicamentos na sua rotina diária ou nos seus hábitos para o ajudar a lembrar-se, por exemplo, depois de escovar os dentes ou antes de tomar o pequeno-almoço.

aplicação-móvel

As aplicações dos smartphones ou os alarmes também podem ser ferramentas úteis para o lembrar de tomar os medicamentos.

Controlo dos sintomas e observação de quaisquer alterações

Após o seu diagnóstico, receberá informações sobre a forma como deve monitorizar os seus sintomas de IC.

Pode ser extremamente útil para o seu profissional de saúde se estiver atento, bem como as pessoas mais próximas de si, a quaisquer alterações nos seus sintomas ou na sua capacidade de executar tarefas diárias normais.

Ao longo do tempo, poderá habituar-se aos sintomas e, por isso, poderá não se aperceber se se agravarem gradualmente. Uma alteração nos sintomas é um sinal de aviso do organismo e pode ser um sinal de um evento de agravamento da IC.

Se observar algum dos seguintes sintomas, ou se estiver preocupado com os seus sintomas, contacte o seu profissional de saúde, para que este possa ajustar a sua medicação se necessário.5,6,7

Ícones_Gerir_IC

Alterações do estilo de vida

Além de tomar os medicamentos tal como receitado pelo seu profissional de saúde, pode fazer alterações no seu estilo de vida para reduzir os sintomas, prevenir a progressão da sua IC e ajudá-lo a continuar a fazer as coisas de que gosta.

Alterar a sua dieta:

A adoção de uma dieta saudável pode ajudar a aliviar os sintomas e a travar o agravamento da sua IC.

Contacte o seu profissional de saúde para obter aconselhamento sobre a dieta indicada para si e os alimentos que deve evitar. Poderá ser recomendado que reduza a quantidade de sal, álcool e gorduras na sua dieta e que perca peso, em caso de excesso de peso.

Gerir_IC_teaser_1
Gerir_IC_teaser_2

Praticar exercício com regularidade:

É recomendada a prática de exercício físico ligeiro para a maioria das pessoas com IC.

Pode aliviar os sintomas e melhorar o seu bem-estar. O seu profissional de saúde pode sugerir formas de introduzir movimentos saudáveis, em segurança, na sua rotina diária.

Deixar de fumar:

O tabaco tem um impacto na capacidade de funcionamento adequado do coração a vários níveis.

O tabaco pode agravar lesões existentes no músculo cardíaco, tornando ainda mais difícil ao coração transportar o sangue pelo organismo. Se é fumador, considere falar com o seu profissional de saúde sobre formas para deixar de fumar. Nunca é tarde de mais para desfrutar dos benefícios de deixar de fumar.

Gerir_IC_teaser_3
Gerir_IC_teaser_4

Obter apoio social e emocional:

Viver com IC pode trazer preocupações e levar a sentimentos de incerteza e medo. É importante lembrar que há coisas que pode fazer para o ajudar a relaxar e a sentir que controla a sua doença.

Além de o ajudarem a cumprir o seu plano de tratamento e a fazer alterações no seu estilo de vida, os amigos e familiares podem ajudá-lo a aceitar a sua IC. Manter contactos sociais pode ser uma ótima forma de reduzir o stress e a ansiedade. Além disso, falar com os que lhe são próximos sobre como se sente pode ser uma importante fonte de apoio.

Se pensa que isso pode ajudar, peça ao seu profissional de saúde informações sobre grupos de apoio na sua área para estabelecer contactos com outras pessoas com IC. Pode ser útil recordar que não está sozinho e que há outras pessoas que estão a passar por uma experiência semelhante.

Lista de referências: